38ª Mostra de Cinema de São Paulo | Especial | Dia 3
Seguindo com a cobertura da 38ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo com os filmes 15 Anos + 1 Dia (Espanha) e Aventura (Cazaquistão).
• 15 Anos + 1 Dia (15 Años Y Un Día | Dir Gracia Querejeta | 2013 | Espanha | Sinopse e exibições)
Esse filmes que começam de um jeito e depois não continuam com essa aparência são arriscados. Por exemplo em 15 Anos + 1 dia, Jon aparece na primeira cena desafiando a morte ao descer de bicicleta em uma rua íngreme, sem saber com certeza do caminho à sua frente. Serve para entendermos a personalidade do garoto, porém, a diretora constrói um personagem bem mais complexo. Jon não é apenas rebelde, ele tem inclusive traços de psicopatia, pois mata o cachorro de estimação do vizinho envenenado, só porque ele estava perturbando a mãe, Margo – na verdade, era uma briga constante com o vizinho, e Jon não percebeu isso. A visão da mãe passa de amorosa a preocupante, pois ela teme que esse garoto que ama tanto pode ter um problema realmente sério. E por isso ela apela para Max, o pai distante que mora num pequeno povoado.
A produção espanhola tem bons momentos da relação entre avó e neto, principalmente por fugir de clichês. Max não gosta de ser chamado de avô, e Jon não muda de atitude por estar numa cidadezinha. Existe uma mudança, mas ela é bem sutil. Há uma reviravolta que coloca o nosso protagonista fora da jogada, e é nesse momento que podemos ver as aflições e anseios que Max e Margo (6/10).
• Aventura (Priklyuchenie | Dir Nariman Turebayev | 2014 | Cazaquistão | Sinopse e exibições)
Aventura sofre por tentar ser contemplativo, mas é apenas sonolento. Marat é um segurança que se apaixona por Mariyam, uma garota que está à espera de um homem que prometeu encontrá-la dali um ano, embaixo de um poste de iluminação. Ela é uma personagem diferente da rotina de Marat, que consiste em ir trabalhar, tirar um cochilo, e conversar com o único amigo que tem.
Com Mariyam, Marat vê sua vida mudar – não necessariamente para melhor. Ela é uma mulher explosiva, dominadora e faz o que lhe dá vontade, mesmo que se contradiga. Uma cena que isso fica óbvio é quando ela reclama do som alto de uma música para logo depois entrar na dança, isso enquanto Marat tentava defendê-la. Fazendo um paralelo com o cenário atual, o segurança está na friendzone.
Apesar das noites de Marat se transformarem, a evolução do personagem pouco transparece em tela. Ele esboça uma reação quando é avisado por um ex-amante de Mariyam do perigo que aquela mulher é e se revolta, mas a verdadeira mudança vem por meio de uma narração off, dizendo como aquelas noites mudaram sua vida e o que está fazendo dela agora (5/10).
[críticas, comentários e voadoras no baço]
• email: [email protected]
• twitter: @tigrenocinema
• fan page facebook: http://www.facebook.com/umtigrenocinema
• grupo no facebook: https://www.facebook.com/groups/umtigrenocinema/
• Google Plus: https://www.google.com/+Umtigrenocinemacom
• Instagram: http://instagram/umtigrenocinema
• Assine a nossa newsletter!
Apoie o nosso trabalho!