38ª Mostra de Cinema de São Paulo | Coletiva de Imprensa | #NEWS
A 38ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo está chegando. Entre os dias 16 e 29 de outubro, você terá oportunidade de ver filmes de todos os cantos do mundo, e ainda terá uma retrospectiva do diretor Pedro Almodóvar, responsável por filmes como Kika, Má Educação e A Pele Que Habito.
Fui convidado pelo Assessoria de imprensa para participar da Coletiva de Imprensa que aconteceu hoje no CineSesc, com a presença dos apoiadores, tanto de empresas como do governo municipal e de outros jornalistas e críticos da área, como o Blogueiras S.A. e o Fala, Cinéfilo.
A 38ª Mostra homenageia o cinema espanhol. Além do principal homenageado – Almodóvar – também poderemos ver cópias restauradas de O Cão Andaluz, de Luís Buñuel e filmes do cineasta Víctor Erice (O Espírito da Colmeia, O Sul e O Sol do Marmelo).
Outros destaques são o lançamento do documentário Jia Zhangke, Um Homem de Fenyang, dirigido pelo brasileiro Walter Salles (de Na Estrada). Zhangke é um diretor chinês conhecido por filmes como Em Busca da Vida (2006) e Um Toque de Pecado (2013). Infelizmente, a Mostra não exibirá filmes do diretor chinês para conectar os temas. Mas será lançado o livro “O Mundo de Jia Zhangke”, organizado por Salles e escrito pelo crítico francês Jean-Michel Frodon.
Também poderemos ver a famosa Trilogia das Cores (A Liberdade é Azul, A Igualdade é Branca e A Fraternidade é Vermelha), do diretor Krzysztof Kieslowski, que faz parte de uma homenagem maior ao diretor e produtor Marin Karmitz.
No aniversário de Carlitos, personagem de Charles Chaplin, serão exibidos na parte externa do Auditório do Ibirapuera, o curta Corrida de Automóveis para Meninos – primeira aparição do personagem -, de Henry Lehrman e do longa O Circo, dirigido e estrelado pelo próprio Chaplin. Numa dessas coincidências, a filha do cineasta, Geraldine Chaplin, estará presente para apresentar Dólares de Areia, filme que ela também estrela.
E Teremos a oportunidade de ver as versões estendidas de Ninfomaníaca (Lars von Trier).
Quem se interessa pelo cinema japonês, a Mostra exibirá também um pedaço da filmografia de Noboru Nakamura em cópias restauradas: Lar Doce Lar (1951), Quando a Chuva Cai (1957) e Paixão Mórbida (1964).
Para quem está ligado nas premiações internacionais, a 38ª Mostra trará os premiados Um Pombo Pousou Num Galho Refletindo Sobre A Existência (Roy Andersson), vencedor do Leão de Ouro em Veneza; As Noites Brancas do Carteiro (Andrei Konchalovskiy), Leão de Prata em Veneza; Winter Sleep (Nuri Bilge Ceylan), Palma de Ouro em Cannes; e Foxcatcher – Uma História Que Chocou, melhor direção em Cannes.
Entre os convidados confirmados estão Laurent Cantet, Mania Akbari, Guillermo Arriaga, Marianne Slot, Marin Karmitz, Walter Salles, Jia Zhangke, Jean-Michel Frodon, Luis Miñarro, Mariana Rondon, Geraldine Chaplin, Luís Urbano e Fernando Castets.
Você pode ver a lista dos 331 filmes no site da Mostra, clicando aqui.
Informações sobre ingressos e pacotes especiais podem ser vistas clicando aqui.
[críticas, comentários e voadoras no baço]
• email: [email protected]
• twitter: @tigrenocinema
• fan page facebook: http://www.facebook.com/umtigrenocinema
• grupo no facebook: https://www.facebook.com/groups/umtigrenocinema/
• Google Plus: https://www.google.com/+Umtigrenocinemacom
• Instagram: http://instagram/umtigrenocinema
• Assine a nossa newsletter!
Apoie o nosso trabalho!