0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

A Grande Aposta (2015)

Com Christian Bale, Steve Carell, Ryan Gosling, John Magaro, Finn Wittrock, Margot Robbie, Selena Gomez, Brad Pitt. Roteirizado por Adam McKay, Charles Randolph, baseado no livro de Michael Lewis. Dirigido por Adam McKay.

Sentimentos conflitantes vêm à tona nessa excelente produção que tenta explicar a crise da bolha imobiliária americana de 2007.

10/10 - "tem um Tigre no cinema"A Grande Aposta é um filme hilariante e genial. E ao mesmo tempo causa asco ao espectador. O diretor Adam McKay destrinchou uma história bem complicada para os mais leigos e tentou trazer para um nível mais popular uma das piores crises financeiras da história. A maneira que ele faz isso é de bater palmas. Ao mesmo tempo não deixa de lado os culpados de lado nessa questão. É aí que o espectador tem vontade não de levantar e bater palmas, mas sim bater no primeiro banqueiro que encontrar.

De maneira um tanto documental, McCkay acompanha três núcleos que previram de um jeito ou outro a futura crise. Para entender suas motivações ou visão de mundo, o diretor conta a história deles por meio de flashbacks e por depoimentos de outros personagens. E nesse meio caminho entre dramatização e documentário, temos fatos sendo explicados por narrações off e de maneira espetacular por pessoas mais próximas da nossa realidade: as atrizes Margot Robbie e Selena Gomez, o economista Richard Thaler e o chef Anthony Bourdain explicam as dezenas de siglas e como o mercado funciona em situações de crise. É tão inesperado e tão engraçado que esses momentos mereciam aplausos no meio da sessão. Mesmo que você saia confuso com as explicações.

O diretor quebra a quarta parede com as explicações dos que estão de fora e dentro daquele mundo tão complicado, numa interação espectador/filme pouco vista no cinema atual. E ao invés de usar esses elementos de narração como muleta, o diretor serve a narrativa com ela. Por exemplo, ao contar a história de como Michael Burry (Bale) perdeu um olho McCkay humaniza o personagem. E ele faz o contrário quando Jared Vennett (Gosling) faz uma piada racista com o seu contador oriental – que é tão americano quanto ele – para reforçar a imagem escrota desse personagem.

Apesar da comédia que permeia todo o filme, McCkay é competente o suficiente para manter os pés da audiência no chão. De vez em quando, ele nos lembra de que muita gente sofre nesse ínterim – enquanto aponta o dedo para aqueles que merecem. Vejam Mark Baum (Carell), que tem um nojo por esse mercado que participa – um sentimento atrelado a um evento recente – e por isso vai com afinco na proposta de Vennett, que poderia prejudicar as víboras de Wall Street. Numa marcante cena que ocorre em Las Vegas, vemos que o personagem estava a ponto de esmurrar um banqueiro que se vangloria do jeito que ficou rico.

McCkay continua divertindo os espectadores sem esquecer-se da realidade. Ainda na primeira metade do filme, quando Baum e seus sócios começam a pesquisar in loco grandes propriedades em bairros de alto padrão praticamente vazios, conhecemos um homem que paga seu aluguel em dia, mas que não faz ideia como o dono da casa está financeiramente. Um pouco mais a frente os amigos Charlie Geller (Magaro) e Jamie Shipley (Wittrock) entram na jogada e percebem que podem ganhar muito dinheiro. E quase inocentemente começam a dançar de alegria e são repreendidos por Ben Rickert (Pitt) que explica para os jovens – consequentemente para nós – a real dimensão da crise.

Determinado momento uma frase sem autor conhecido aparece na tela: “A verdade é como poesia, e a maioria das pessoas detesta poesia”. A Grande Aposta fala algumas verdades, coisas que nós, dentro de um relativo conforto, preferimos ignorar. É uma história sobre ganância e de como podemos ser facilmente enganados por aqueles que nunca vão sofrer numa crise. Criamos ódio desses personagens tão torpes, principalmente no tom mais sombrio do terceiro ato. E o que mais faz mal é saber que nada mudou. Talvez produções que atinjam as massas possam abrir os olhos de mais gente. Mas a verdade é que é preciso muito otimismo para esperar isso.

Sinopse oficial

Quatro homens fora do mercado financeiro perceberam de antemão o que os grandes bancos, a mídia e o governo não conseguiram prever: a crise econômica que abateu os Estados Unidos em 2008. Seus ousados investimentos os levam para o lado sombrio do sistema bancário moderno onde devem questionar tudo e a todos.”

A Grande Aposto | Pôster brasileiro

A Grande Aposta (The Big Short)

A Grande Aposta (The Big Short)

A Grande Aposta (The Big Short)

A Grande Aposta (The Big Short)